No último dia 10, aconteceu na capital paulista a edição do World Usability Day 2016, promovido pela UXPA São Paulo na sede da Viva Real.
Além de reunir a comunidade em um dia comemorativo, o evento teve como tema principal o Green UX ou UX Sustentável e trouxe nomes como Lucia Filgueiras, Dani Loren, Carine Roos, Ilaina Rabbat e Giovanna Casimiro que compartilharam um pouco de suas experiências em projetos de inovação, interação e conhecimento.
Segue abaixo algumas de minhas anotações/insights/aprendizados das apresentações:
- Em muitos casos, os problemas de cunho social não são apenas complexos, mas muito maiores do que pensamos;
- UX Design é importante, mas temos que entender onde o problema começa para tentar resolvê-lo;
- Para resolver problemas de verdade, é necessário conhecer a cultura na qual uma pessoa ou grupo estão inseridos;
- Problema é uma oportunidade para inovar;
- Não existe erro humano. O que existe são sistemas ruins;
- Em contextos em que há um sistema crítico envolvido e pessoas que podem cometer erros, devemos criar a cultura da segurança e não da punição na busca por uma solução;
- O ser humano também faz parte do ecosistema de um produto ou serviço. Desconsiderá-lo na construção de sistemas complexos e críticos de pode ser um equívoco para designers, engenheiros, programadores, etc;
- Um design realmente sustentável é um design feito para todos;
- UX Design é só começo: Temos que pensar na implementação e em quem implementa.
- Você não precisa de muito para testar uma ideia na tentativa de resolver um problema. O que você precisa é de ação (e um protótipo básico);
- Devemos planejar não apenas produtos, mas sim, ciclos de vida. Prolongar a vida de um produto também é inovação;
- Ao terminar um determinado projeto. a pergunta a ser feita é: “Qual o legado que devemos deixar?”;
- Salvar o mundo é uma tarefa impossível. No entanto, podemos transformá-lo em um lugar melhor proporcionando soluções que impactem vidas.